Com processo iniciado em 2014, em sua primeira experiência eletiva para gestão escolar, o município de Jacobina chega à sua quarta eleição para escolha de gestores de mais de 50 centros de educação infantil e escolas municipais.
Na última segunda-feira (12/12), pais, professores, servidores da educação e alunos a partir de 12 anos de idade escolheram diretores e vice-diretores, que estarão atuando pelos próximos três anos nas referidas funções.
Os principais desafios para o próximo período é o fortalecimento entre as unidades e as comunidades ao redor, eficiência na prestação serviço público de educação, avanços significativos no viés pedagógico e valorização dos profissionais da educação.
Segundo a secretária da educação, a professora Alexsandra Cruz, o processo de democratização da gestão pública municipal de ensino, ele é contínuo, e os avanços têm acontecido e continuarão à medida que houver o entendimento de que a educação de uma criança ou adolescente terá resultados positivos, quando entendermos que a participação da família e da comunidade é imprescindível.
"Na escola é dada a estrutura, além de contar com excelentes profissionais qualificados, que é o caso de Jacobina. Por outro lado necessitamos cada vez mais da presença e da participação dos pais e da família como um todo, pois a criança também traz suas vivências diárias, suas experiências do seio familiar, portanto é preciso a participação de todos, pois para educar requer sabermos que estamos formando os cidadãos e cidadãs do amanhã, os profissionais do futuro, os gestores e gestoras das próximas décadas. Creio que a democracia é o melhor meio para uma escola livre e acessível a todos", relatou Cruz.
A posse dos eleitos deverá ocorrer em janeiro de 2023, mês que também ocorrerá a jornada pedagógica como pontapé inicial do próximo ano letivo.
Jacobina Notícias - O seu portal de informações
Postar um comentário