Em épocas de festas de fim de ano, como o tradicional Réveillon, é muito comum as pessoas comemorarem soltando fogos de artifício. A luz e o barulho podem ser uma atração para os seres humanos, mas podem assustar, e muito, cachorros, gatos e outros animais como vacas, porcos e cavalos. Por conta disso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defende que fogos de artifícios com estampidos sejam proibidos e, gradativamente, substituídos por fogos sem ruídos.
O médico veterinário Allan Rezende explica que o estouro provoca estímulos auditivos e visuais muito maiores nos animais de que nos seres humanos. “Esse tipo de artefato tem efeito sonoro muito grande para os animais, pois eles têm uma sensibilidade auditiva muito grande, sentem ameaça, provocando transtornos, deixando-os assustados, agitados e com medo”, alerta o doutor em Biotecnologia e professor do curso de Medicina Veterinária da Ages, que integra a Ânima Educação.
Assustados, os animais apresentam algumas características, como postura abaixada, rabo encolhido, tremores e buscam, principalmente, esconder-se em locais mais escuros e calmos.
Há um risco muito grande quando os fogos são soltos, pois temos animais com problemas no coração, com comorbidades e quando há um estímulo pode inclusive causar um óbito.
Para lidar com o problema, Rezende dá as seguintes dicas: os tutores podem colocar os animais em locais fechados, isolados, fechar a porta do quarto, colocar lençóis ou toalhas nas janelas para minimizar o barulho e deixar o local mais confortável e tranquilo possível. Outra dica é ligar o ventilador ou ar condicionado para abafar o barulho externo provocado pelas explosões.
“É importante, ainda, manter o animal identificado, pois, se ele fugir, maior é a chance de ser encontrado. Manter o animal por perto do tutor pode ajudar a acalmá-lo. Passear com o cachorro e brincar com o gato para que eles possam cansar pode ser uma forma de deixá-los relaxados para que se preocupem menos com o barulho”, acrescenta.
O professor de Medicina Veterinária da Ages também pontua que podem ser utilizadas medicações, mas somente com prescrição médica. “Muitos medicamentos podem trazer reações adversas, principalmente a animais que já possuem alguma doença, pois eles podem ter algum tipo de reação ainda mais prejudicial. Por isso, a prescrição pelo médico veterinário é fundamental”, sinaliza.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação; e soma 104 estrelas (distribuídas em 33 cursos) na edição 2022 do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora.
Saiba mais sobre a Ages: www.ages.edu.br
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Por Tamara Leal / Daniela Passos / Ascom Ages
Postar um comentário