Apesar do aumento do número de casos de Covid-19 e, consequentemente, por busca de atendimento médico, o governador Rui Costa (PT) disse nesta terça-feira, 22, que não acredita ainda ser necessário o retorno do uso obrigatório de máscaras. Ele afirmou que a Secretaria de Saúde está monitorando a "curva de crescimento" da doença.
Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica da Bahia, divulgado ontem, foram registrados no estado 2.988 novos casos, entre os dias 13 e 19 deste mês, aumento de quase 200% em relação à semana anterior.
Se a situação sair de controle, a gente volta a adotar medidas com a obrigatoriedade do uso da máscara, mas, por enquanto, os números ainda não sinalizam a necessidade de tornar obrigatório. Fica recomendação, quem vai estar em ambiente fechado, quem via pegar ônibus, usar a máscara, contou o governador.
Por outro lado, Rui Costa revelou que tem agido para fortalecer a estrutura de atendimento na rede pública de saúde, com aumento do número de leitos hospitalares.
Eu determinei o reforço na ampliação dos leitos do Hospital Espanhol para recepcionar, se tiver aumento da demanda. Houve pequena elevação, mas essa elevação, até agora, graças a deus, não tem significado um aumento substantivo do número de óbitos. São internações para cuidados necessários, mas não temos notado ainda uma elevação forma substantivo do número de óbitos.
Rui Costa voltou a destacar a importância da vacinação e fez um apelo para que a população busque se imunizar, evitando a proliferação da doença.
Eu quero reforçar aqui a necessidade das pessoas completarem a segunda, a terceira e a quarta dose. Quem não tomou, por favor, compareça. É fundamental para proteger dos riscos maiores da Covid.
O governador também chamou atenção para a importância da população se proteger contra um “surto viral” em Salvador e citou caso na própria família.
Minha filha hoje mesmo está com virose, há dois dias com febre. Já foi ao pediatra, não é nada, mas é virose, finalizou.
Fonte: A Tarde
Postar um comentário