Um grupo de arqueólogos israelenses encontrou moedas de ouro escondidas por 1400 anos em uma parede de pedra. No total, 44 moedas de ouro estavam no inusitado esconderijo da época bizantina.
As moedas possuem o rosto dos imperadores Focas e Heráclio, que governaram o Império Bizantino na primeira metade do século 7. Acredita-se que as moedas, datadas de 635 d.C., foram escondidas durante a conquista mulçumana dessa área do bizâncio.
As 44 moedas de ouro escondidas por 1400 anos foram encontradas durante uma escavação no sítio arqueológico de Banius, que fica dentro da Reserva Natural do Rio Hermon, localizado no território de Israel. O anúncio foi feito por um comunicado no início de setembro pela Autoridade de Antiguidades de Israel.
A datação das moedas para o período dos reinados do imperador Focas (602-610 d.C) e governo do imperador Heráclio (610-641 d.C) foram feitas pela especialista em numismática (especialidade de análise de moedas e cédulas) Dra. Gabriela Bijovsky. Através de suas análises, os pesquisadores puderam dizer, inclusive, que as moedas foram escondidas em 635 d.C, durante a conquista muçulmana de algumas áreas do Império Bizantino.
Por Reuters
Postar um comentário