A Câmara de Vereadores de Jacobina poderá cassar o mandato de um de seus parlamentares pela primeira vez na história. Para isso, será necessário que, nesta segunda-feira (12/9), o parecer final da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que apura o caso de agressão do vereador Valnei dos Anjos (PCdoB) contra a ex-diretora de Comunicação da Prefeitura de Jacobina, Ellen Mascarenhas, seja pela cassação do edil.
Durante cerca de dois meses, os três vereadores que compõem a Comissão de Ética – Adriana Alves, presidente, Simone Souza, relatora, e Zé do Povo, membro –, ouviram a vítima, o acusado e testemunhas de acusação e defesa, e reuniram provas para avaliar se Valnei dos Anjos de fato agrediu a ex-diretora e se houve quebra de decoro parlamentar. Segundo apurações do Jacobina Notícias, a comissão concluiu que de fato houve a quebra de decoro e deve pedir a cassação do mandato do vereador do Partido Comunista do Brasil.
Manobra
Nos bastidores, há especulações de uma possível manobra do prefeito Tiago Dias, que também é do PCdoB e amigo do vereador, no sentido de evitar a cassação junto aos parlamentares da situação. A ex-servidora foi exonerada do cargo menos de dois meses depois de ter sido agredida por Valnei dos Anjos.
Contudo, a população acompanha atentamente o desfecho do caso e quais vereadores de Jacobina se posicionarão contrários à violência sofrida por uma mulher. Manifestações de grupos que militam em defesa da mulher são esperadas em frente à Câmara de Vereadores, a partir das 8h desta segunda. Uma das militantes feminista que participará dos protestos de amanhã falou com o Jacobina Notícias.
Queremos ver quem será ou serão, os vereadores e vereadoras que terão a coragem de votar contra a cassação de um agressor de mulher. E tenho certeza que a população de Jacobina está de olho, e se isso acontecer vamos lutar para dar o troco nas urnas e nunca mais eleger nenhum que apoie violência contra nós mulheres.
Jacobina Notícias - O seu portal de informações
Postar um comentário