Auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) encontraram cinco adolescentes trabalhando em condições análogas às de escravos no Jacobinense. O clube pertence ao ex-deputado estadual Manassés. Os jovens estavam alojados e treinavam no centro de treinamento do clube, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, e foram resgatados no último domingo (12).

Os auditores da SRT-BA passaram a apurar as condições de trabalho dos jovens no interior e em Salvador após a prisão temporária de um técnico do Jacobinense, que foi acusado de assédio sexual com base nas investigações da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA). Em visita ao alojamento, eles verificaram que as condições do local eram extremamente precárias e que os adolescentes vinham sofrendo cerceamento da liberdade de ir e vir, recebendo alimentação inadequada, além de ter sido observado carga de treinamento intensa, com, inclusive, atuação em diversas competições.

Os auditores também não encontraram nenhum contratado assinado pelos atletas em formação, seguindo a Lei Pelé. Eles não recebiam nenhum pagamento de bolsa auxílio e nem garantia de matrícula em unidade escolar. Os jovens foram resgatados e a SRT-BA vai providenciar as parcelas de seguro desempregado para as vítimas.

Também no último domingo, o time profissional do Jacobinense assumiu a liderança da Série B do Campeonato Baiano ao bater o Grapiúna, no José Rocha, por 2 a 1, e somar 12 pontos, um a mais do que o Galícia, que é o segundo colocado. Líder e vice-líder se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 16h, em Pituaçu, pela sexta rodada.

Fonte: Bahia Notícias

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem