A 3ª Edição FotoLivro Retratos de Esperança Vol. 3, organizado em parceria com o Instituto Alok estará disponível a partir desta segunda-feira (20) na versão E-book, através da plataforma Amazon. Nele, os apreciadores poderão conhecer através das imagens produzidas pelo fotógrafo baiano, Bismarck Araújo a vida e o cotidiano das famílias que vivem na Primeira Vila Esperança, zona rural do município de Canudos, no sertão baiano.
A Vila foi idealizada pelo Retratos de Esperança, e contribuiu para transformação social da vida de 22 famílias que viviam em situação de extrema pobreza. Dificuldades como alimentação, acesso a água e, principalmente moradia, foram os principais desafios das famílias que a ação do projeto ajudou a superar.
“O que é pouco pra você, é muito para muitos. Esse é o sentimento nos move e move milhares de corações e possibilita que muitas vidas sejam transformadas, é com uma grande alegria e gratidão que anunciamos o lançamento do Terceiro livro do Projeto Retratos de Esperança". Destacou Bismarck Araújo, Fotografo e Idealizador do Livro.
A construção da primeira Vila da Esperança em Canudos, sertão da Bahia, teve inicio em 2019. As ações do Projeto, em parceria com a Fraternidade Sem Fronteiras e o Instituto Alok resultou na construção de 22 casas, cozinha comunitária, centro de educação, biblioteca, sala de informática e perfuração de poço artesiano com a dessalinização da água. As famílias que viviam em casas de “pau a pique”, receberam moradias seguras, confortáveis e hoje vivem com mais dignidade.
O livro é uma reunião de fotografias em 100 páginas e prefácio de Iara e Eduardo Xavier, Caçadores de Bons exemplos, "neste livro, você encontrará o que um ser humano é capaz de fazer quando usa sua rede de relacionamentos para transformar a realidade". escreveu o casal.
“Bismarck nos apresenta um livro de retratos (lindos!) que passam como um filme pelos corações e mentes dos protagonistas. Nem o livro ou os retratos são sua melhor obra. Sua maior arte é semear vidas vivas.” Escreveu Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, em sua mensagem ao livro.
O Retrato de Esperança Surgiu em 2015, onde o fotógrafo Bismarck Araújo, passou a usar sua arte para expressar as histórias e realidades excludentes de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Paralelo as Imagens, Bismarck por meio de palestras, passa a mobilizar o espírito de solidariedade de pessoas, instituições públicas e privadas para contribuírem com a transformação social, afim de combater, a pobreza e a miséria.
O Retratos de Esperança, que iniciou como um projeto, atualmente se consolida como uma organização não governamental sem fins lucrativos com a finalidade de contribuir com a transformação de vidas e despertar a humanidade, o amor, a compaixão e empatia ao próximo por meio do desenvolvimento de ações comunitárias nas áreas da assistência social, educação e saúde em comunidades com situação de vulnerabilidade social. Sua atuação direta está nos municípios de Santaluz, Retirolândia, Valente, Brejões e Poções, Canudos e Jacobina com a construção casas e diversos atendimentos assistenciais.
Por Camilia Oliveira / Ascom
Postar um comentário