Um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine, no último dia 5 de junho, apontou que um medicamento já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez desaparecer o câncer colorretal em 100% dos pacientes submetidos ao tratamento. Os resultados surpreenderam a comunidade científica. O teste contou com a participação de um grupo de 12 pacientes.
O tratamento consistia em uma aplicação local de um anticorpo monoclonal chamado dostarlimab, e segundo a comunidade médica os resultados são animadores, tanto pela taxa de efetividade quanto pelo tempo sem a presença de tumores.
Os pacientes tomavam o medicamento por meio intravenoso a cada três semanas por seis meses. O dostarlimab é aprovado no Brasil para tratar câncer de endométrio.
“Durante o período médio de acompanhamento de 12 meses, nenhum paciente recebeu quimiorradioterapia e nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica”, diz trecho do estudo.
Os pesquisadores realizaram exames como ressonância magnética, avaliação endoscópica, toque retal ou biópsia após o tratamento, e os resultados não apontaram evidências da presença de tumor.
O oncologista Luiz Diaz Jr., autor do trabalho junto de outros profissionais, afirmou em entrevista ao The New York Times que a taxa de sucesso da pesquisa norte-americana não é comum.
Segundo o médico, os números podem ser pioneiros quando se trata de estudos de tratamento de câncer.
Fonte: O Povo
Postar um comentário