Salvador amanheceu com chuva e ventos fortes neste sábado (16) e a previsão é que o tempo continue fechado até a próxima quinta-feira (21), feriado de Tiradentes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva nos próximos quatro dias na cidade é o mesmo estimado para todo o mês de abril.
Ao todo, 300 milímetros de chuva devem cair na capital baiana a partir deste sábado – a partir de 25 milímetros já é considerada chuva forte. De acordo com o órgão, o volume pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
A cidade registra temperatura mínima de 24°C, com máxima de 26°C neste sábado, com o céu encoberto e pancadas de chuva com trovoada. No domingo (17), a previsão é de mais chuva com trovoadas, com mínima na mesma casa e máxima de 28°C.
O Inmet prevê que o céu permaneça encoberto, alterando em chuvas fortes em algumas regiões da cidade, com a temperatura máxima chegando a 29°C na quarta-feira (20).
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) não registrou ocorrência de acidentes graves ou deslizamentos de terra provocados pela chuva neste sábado.
De acordo com o órgão, a Defesa Civil Nacional informou que um Sistema Frontal está entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, e pode causar pancadas de chuva localmente fortes. Na sexta-feira (15), a Codesal emitiu um alerta de chuva forte na capital baiana.
O fenômeno atmosférico pode avançar para o norte e causar elevados volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, até a segunda-feira (18), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).
O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo a intensidade de forma gradativa.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece em plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Fonte: g1
Postar um comentário