O trecho da BR-101, que liga Eunápolis a Itabela, no extremo sul da Bahia, foi liberado no final da manhã deste sábado (11) após quase 30 horas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista foi desinterditada após uma análise de segurança das condições estruturais da ponte.

Os trechos da BR-101 que ficaram interditados pela PRF são: Km-722 e Km-811; já na BR-420, o trecho interditado foi o Km-264.


Caminhões e carros formaram fila neste sábado por causa da interdição da pista em Eunápolis. Por volta das 9h, os veículos menores foram liberados.

As carretas e caminhões só tiveram autorização para voltar a passar no local após uma análise de funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na noite de sexta-feira (10), caminhões estavam parados e, junto com a sinalização, um cartaz alertava sobre o ponto exato da interdição. Sem poder passar, caminhoneiros formaram uma longa fila na BR-101, logo depois da entrada de Eunápolis, sem previsão de quando sairiam dali.

O caminhoneiro Wellington Chaves transportava água de coco. Ele estava a caminho de São Paulo e disse que há risco de perder a carga. “Corre o risco de perecer e contaminação, porque não pode ter contato com água. Então, como aqui está parado, não tem ventilação, então corre sério risco”, disse.

O nível do rio Buranhém, mais conhecido como Rio do Peixe, estava muito alto e a água cobria a ponte na BR-101, entre Itabela e Eunápolis. A pista ficou completamente interditada e técnicos do DNIT estiveram no local para avaliar os riscos.


Governo Federal reconhece emergência

O governo federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União onde reconhece, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais. Nos últimos dias, os dois estados sofreram com fortes chuvas.

De acordo com a publicação, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Alexandre Lucas Alves reconhece a situação de emergência em decorrência de tempestade local seguindo decreto do governo da Bahia.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Governo da Bahia homologa Situação de Emergência para mais 3 cidades

Também na noite de sexta, o governo da Bahia divulgou que foram publicados na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado os decretos de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias.

De acordo com os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades.


Além das três, estão em situação semelhente: Alcobaça, Belomonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Mais cedo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), autorizou, na quinta-feira (9), o repasse de R$ 705.120 para 32 municípios do interior baiano que estão em situação de emergência por causa da forte chuva das últimas semanas.

Segundo informações da governo, cerca de 4.650 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas. Campanhas arrecadam doações para desabrigados após chuvas.

Veja como ajudar

O Corpo de bombeiros e a Polícia Militar de Itamaraju fizeram campanhas de doações para as famílias desabrigadas e desalojadas após as fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última terça-feira (7). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os donativos podem ser doados em todos os quartéis do órgão no estado.

As PMs das cidades de Itamaraju e Jucuruçu, no sul da Bahia, também fizeram uma campanha de doações de alimentos. As duas cidades foram fortemente atingidas pela chuva.

As arrecadações podem ser feitas na sede da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM/Itamaraju) e no quartel do 4° Pelotão, em Jucuruçu.

A prefeitura de Jucuruçu pediu doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas. As entregas podem ser feitas diretamente no CRAS, Igreja Católica São Sebastião e na Igreja Adventista nado bairro Califórnia.

Fonte: g1

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem