O grupo fundamentalista islâmico Talibã anunciou que as tropas americanas devem deixar o Afeganistão até o dia 31 de agosto e, caso contrário, "haverá consequências".
Na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que os militares seguirão em território afegão até esta data.
"Haverá consequências se os EUA ou o Reino Unido tentarem ganhar tempo para continuar as evacuações do Afeganistão", declarou Suhail Shaheen, um dos porta-vozes do Talibã, em entrevista à emissora britânica Sky News.
Segundo ele, 31 de agosto é uma "linha vermelha" e manter as tropas americanas no país após esta data significa que a ocupação do Afeganistão será estendida.
"O presidente Biden anunciou que em 31 de agosto terá retirado todas as tropas americanas. Então se estenderem o limite significa que estarão prorrogando a ocupação".
"O Talibã tem que fazer uma decisão: vai cuidar do bem-estar do povo do Afeganistão? Se quiserem, vão precisar de legitimidade e ajuda. Até agora, o talibã não atacou forças americanas. Então, estão fazendo o que falaram que iam fazer. Vamos ver se o que eles dizem é verdade", declarou.
Fonte: A Tarde
Postar um comentário