Jacobina completou, neste domingo (1º), dezenove dias sem registro de óbito por consequência da Covid-19. A última pessoa vítima do Sars-Cov-2 na cidade foi uma idosa na faixa etária dos 60 anos, moradora do bairro Jacobina IV, que estava internada no Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG) e faleceu no dia 13 de julho.
Um levantamento feito pelo Jacobina Notícias mostra que, à época, a unidade registrava 65% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um dia antes, 12 de julho, um homem na faixa etária dos 30 anos havia falecido por complicações da Covid-19. Mesmo com dois óbitos registrados em dois dias, em 14 de julho a taxa de ocupação da UTI no HRVG saltou para 87%. Esse dado pode ser usado para observar a gravidade das infecções e o alto índice de internamentos graves na unidade naquele período.
No dia 14 de julho a 93ª morte decorrente da Covid-19 foi confirmada através do boletim epidemiológico, o mesmo número apresentado até este domingo, 1º de agosto. A vítima, um idoso na faixa etária dos 70 anos, residia no distrito de Caatinga do Moura. Entretanto, apesar de constar no boletim daquele dia, a morte do idoso havia ocorrido no dia 11 de julho e estava sob análise.
Nos últimos 20 dias, conforme observou a reportagem, a taxa de ocupação de UTI oscilou entre 80% e 46,6%, que é a registrada hoje. Apesar de não haver dados divulgados oficialmente, isso também mostra que muitas pessoas se recuperaram da doença, deixaram a UTI e receberam alta. Hoje, conforme o boletim epidemiológico, das três pessoas de Jacobina que estão internadas no HRVG, apenas uma precisou ser transferida para a UTI.
Vacinação em Jacobina
O Jacobina Notícias também analisou o avanço na imunização dos jacobinenses. Estudos recentes em todo o mundo mostram uma queda acentuada no número de mortes e casos graves da Covid-19 na medida em que vacinação avança. Em Jacobina, isso também pode ser evidenciado.
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jacobina vacinou até este domingo 35.938 pessoas com a primeira dose, o que equivale a 43,75% de toda a população local. Receberam as duas doses de vacina ou dose única do imunizante 15.951 pessoas, o equivalente a 19,94% do número de habitantes. Nesta segunda-feira (2), a vacinação será ampliada e vai alcançar pessoas a partir de 35 anos.
Boletim epidemiológico
Jacobina chegou a 7.038 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 6.842 estão recuperados e 103 permanecem ativos: 102 em isolamento domiciliar e 1 internado em leito clínico para Covid do HRVG. Ainda há 40 pessoas aguardando resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), sendo que 38 seguem em isolamento domiciliar e 2 foram internadas, sendo que 1 está na UTI.
A Secretaria Municipal da Saúde testou 27.544 pessoas que apresentavam sintomas suspeitos da Covid-19 desde o início da pandemia, e descartou 20.506 que obtiveram resultados negativos.
Jacobina dispõe de 15 leitos de UTI e 30 clínicos destinados ao tratamento da Covid-19, todos no Hospital Regional. A unidade, que recebe pacientes de várias regiões da Bahia, hoje está com a taxa de ocupação de UTI em 46,6%.
Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Foto: Robson Guedes
Postar um comentário