O trabalho de combate ao incêndio na região de vegetação na região de Baixão do Jacu, dentre Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, entrou no quinto dia nesta sexta-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, desde segunda-feira (9), profissionais da corporação estão no local, na tentativa de controlar as chamas.

De acordo com o tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Juazeiro), as chamas estão localizadas na região do distrito de Mandarino. Não há ainda uma medida exata de quanto de vegetação foi destruída.

“É uma área muito seca, e a mata de Caatinga pega fogo muito rápido. A previsão é de mais dois ou três dias para tentar controlar”, disse o comandante Ribeiro.

Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros estão atuando para tentar controlar as chamas – dez de Juazeiro, além de cinco soldados enviados de Salvador e outros cinco de Paulo Afonso, município também na região norte do estado.

Moradores relataram que o incêndio está destruindo parte da fauna nativa. Cinco caititus (espécie de porco-do-mato) foram encontrados mortos na região. Não há registro de pessoas feridas.

Uma retroescavadeira é utilizada pelos bombeiros para cavar "trincheiras" na mata, para tentar conter o fogo e evitar que ele se alastre de um lado a outro na região. Segundo o tenente-coronel, as chamas se alastram pela vegetação e não alcançou áreas residenciais.

Fonte: G1

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem