Há exatos 27 anos, no dia 11 de abril de 1993, o ex-piloto brasileiro Ayrton Senna, a bordo de sua tradicional McLaren Marlboro, protagonizava uma das voltas mais memoráveis da história, no Grande Prêmio (GP) da Europa de Fórmula 1, em Donington Park, na Inglaterra.
Debaixo de muita chuva, o eterno ídolo brasileiro havia terminado o treino de classificação, no dia anterior, com a quarta posição do grid. Logo na largada, Senna foi ultrapassado pela Sauber do austríaco Karl Wedlinger e caiu para o quinto colocado.
Apesar do início ruim, o brasileiro mostrou o porque era conhecido como o "Rei da Chuva" e iniciou a recuperação logo nas primeiras curvas. Assim, de maneira espetacular, ele revidou a ultrapassagem em Karl Wendlinger, além de passar a Benneton do, até então, jovem alemão Michael Schumacher e as Williams de Damon Hill e Alain Prost, ficando na primeira posição antes do fim da primeira volta.
Ao final de 76 voltas, com o balançar da bandeira quadriculada, Ayrton Senna se sagrava vencedor do GP da Europa e acirrava a luta pela temporada de 1993. No entanto, com um carro considerado inferior, por conta dos altíssimos avanços tecnológicos da Williams na época, o brasileiro não conseguiu título e viu seu maior rival, o francês Alain Prost, conquistar seu tetracampeonato.
No ano seguinte, após aposentadoria de Prost, Senna ainda chegaria a assinar para correr pela equipe inglesa. No entanto, o sonho do tetra terminou na terceira corrida, no GP de San Marino, em Imola, com o acidente que mataria o brasileiro.
Por Alex TorresThe greatest lap in #F1 history? 🤯#OnThisDay in 1993, Ayrton Senna danced through the pack from P5 to P1 🕺 pic.twitter.com/1FoAyMpqH9— Formula 1 (@F1) April 11, 2020