Aproveitar o tempo em quarentena para traçar estratégias de negócios que darão um novo rumo à sua carreira é uma maneira eficiente de usar o tempo
São tempos de readequação. Se por um lado muitas incertezas ainda rondam o cenário global, por outro já podemos perceber que, passada a crise causada pela pandemia, o mundo não será mais o mesmo. Uma das características mais marcantes desses tempos de quarentena — e que tende a se enraizar após ela — é a integração cada vez maior do uso da internet ao cotidiano.
É claro que mesmo com as facilidades da internet, o setor empresarial tende a sofrer perdas nesse momento mais crítico em que estamos vivendo. E essas perdas já são uma realidade.
Pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 89% dos pequenos e microempreendedores brasileiros já enfrentam queda no faturamento, mesmo que o período de quarentena ainda esteja longe de terminar. Desses, 63% disseram que essa queda já é superior a 50%.
Se por um lado muito empresários estão tentando manter seus negócios funcionando por meio digital, mesmo que parcialmente, por outro há aqueles que não têm essa possibilidade e precisam usar esse tempo de afastamento forçado para tentar traçar os próximos passos. Mesmo em momentos como esse, a internet pode ser uma importante ferramenta, se não de vendas, ao menos de busca por conhecimento. Vamos entender como.
Educação EAD: eis o momento de dar uma chance
Embora ainda não tenhamos dados sobre o número de brasileiros cursando graduação e pós-graduação na modalidade EAD no momento, sabemos que esse volume representa uma boa parte dos estudantes de ensino superior no Brasil. Mas mesmo antes da pandemia, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) já apontavam que o ensino a distância no Brasil estava dando saltos ano a ano.
Segundo o Censo do Inep divulgado em 2019, o número de vagas em cursos de ensino superior EAD no Brasil já ultrapassa o número de vagas em cursos presenciais: são 7,1 milhões de vagas EAD contra 6,3 milhões de vagas presenciais. Um salto de mais de 50% em relação ao levantamento anterior.
A força desses dados, somada a força das circunstâncias e ao desenvolvimento das plataformas de EAD ajudam a traçar um cenário que mostra que nunca foi tão vantajoso usar a educação a distância para adquirir novos conhecimentos. E o empreendedor, um dos mais afetados pela crise, tem a oportunidade de usar esse tempo para adquirir conhecimento que pode tanto ajudá-lo a reerguer seu negócio, quanto dar-lhe ideias para uma possível nova jornada.
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