Está chegando a hora de pegar a estrada para curtir o carnaval. Se você programou uma viagem para os próximos dias não deixe de conferir esse post sobre a necessidade de fazer um check-up no carro antes de cair na estrada.
Primeiro feriado prolongado de 2020, o carnaval é visto como uma boa oportunidade para viajar. A maior celebração popular do Brasil sempre reúne milhões de pessoas nos quatro cantos do País para curtirem com seus amigos e entes queridos. Para aproveitar o período com segurança e conforto, é importante lembrar algumas medidas que devem ser tomadas antes de viajar.
Viagem no Carnaval: O que checar
Indicador TWI nos pneus
Um item importante é checar os pneus dos veículos. Um dos pontos que precisa ser observado é o indicador TWI, (indicador de desgaste). Se ele estiver no mesmo nível, ou muito próximo, do restante da banda de rodagem, chegou a hora de efetuar a troca por pneus novos, sempre da mesma medida e dimensão, mantendo a originalidade do carro.
O TWI está presente em vários pontos da banda de rodagem e é sinalizado na lateral do pneu que, ao se desgastar, indica que o produto perdeu sua capacidade ideal de escoamento de água e, também, fica mais suscetível a perfurações e avarias. Para evitar cenários perigosos como aquaplanagem, entre outros, o ideal é manter os compostos em suas condições ideais de funcionamento com vistorias regulares.
Alinhamento e balanceamento
O nível de desgaste dos pneus é importante, assim como a forma como eles estão se desgastando. Para garantir a máxima vida útil do produto, é fundamental fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km, ou se existirem vibrações na direção.
Caso o veículo seja usado intensamente na cidade, onde as condições de asfalto são mais severas, principalmente após o período de chuvas, a Pirelli indica que este período entre uma revisão e outra seja reduzido para até 5 mil km. Outro sinal de alerta ao motorista é quando batidas em obstáculos ou buracos acontecem, o que podem provocar danos aos pneus, rodas e componentes da suspensão.
Rodízio
Outra indicação da marca italiana de pneus é que o proprietário do veículo faça rodízio a cada 10 mil km, para garantir desgaste por igual. Isso é importante já que os compostos localizados no eixo de tração tendem a se desgastar mais rapidamente do que os outros.
Caso o proprietário opte por fazer a substituição de apenas dois deles, a Pirelli indica que os novos sejam colocados no eixo traseiro do veículo, independentemente do tipo de tração. A justificativa é que a recuperação do controle da direção, em caso de perda de aderência da traseira do veículo, requer maior habilidade do motorista para redirecionar o veículo ao trajeto correto.
Calibragem
A calibragem também requer atenção. É recomendável que uma vez por semana, sempre com os pneus frios, ela seja efetuada seguindo as especificações do fabricante, indicadas no manual do proprietário do veículo. O motorista deve ficar atento às alterações necessárias na calibragem para quando o veículo estiver muito carregado – situação comum em viagens com a família e com muitas malas no bagageiro.
Sistema Elétrico
Uma pane no sistema elétrico do carro durante uma viagem pode prejudicar o funcionamento de luzes, limpadores de para-brisa e vidros elétricos. Alguns desses itens são essenciais para uma direção segura a noite ou quando está chovendo, dessa forma o sistema elétrico precisa estar em perfeito funcionamento quando chegar o dia da viagem. (Artigo extraído do portal MSN via Razor Som)
A 4x4 Peças e Serviços está situada à Rua Sabino José de Santana, 396 - Nazaré (atrás da Paulo Souto). Entre em contato com a gente e agende sua manutenção (74) 3621-0813