O governador da Bahia, Rui Costa (PT), enviou para a Assembleia Legislativa uma proposta que altera a aposentadoria dos policias civis e agentes penitenciárias. Pelo texto, os agentes poderão se aposentar com 55 anos, como é atualmente. No entanto, o chefe do Palácio de Ondina quer aumentar o período de trabalho exclusivo como policiais de atuais 20 anos para 25.
Além disso, o governador quer alterar a pensão por morte, que hoje é integral. Se a matéria for aprovada, vai passar a ser de 40% do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente para o trabalho na data do óbito, acrescida de cotas de 20%por dependente, até o máximo de 100%.
O secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Marcos Mauricio, reclamou da proposta, em entrevista ao Bahia Notícias.
"Ele [Rui Costa] conseguiu agravar a aposentadoria dos policias. E mais engraçado que Rui costa e outros governadores do Nordeste fizeram campanha dizendo que não aceitavam. Agora, apresenta uma reforma da Previdência pior do que a do governo federal [do presidente Jair Bolsonaro]", declarou.
Por Lucas Arraz / Rodrigo Daniel Silva