Foi concluída mais uma etapa do processo para a construção da Ponte Salvador–Itaparica, com a publicação, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24), da homologação do consórcio que fará a obra. Após a assinatura do contrato com o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), previsto para março, o consórcio chinês terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, comemorou. "Estamos avançando na concretização desta que, mais que uma obra estruturante, será vetor de desenvolvimento e progresso para o Estado, para os baianos. A cada etapa vencida é uma vitória para a Bahia. A ponte vai gerar muito emprego, mas também dinamizar a economia, o turismo, o acesso a serviços em vários municípios do Recôncavo e demais regiões do entorno", projetou Leão.
A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos, com um investimento de R$ 5,4 bilhões, sendo que o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão da SEINFRA é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento. “A ponte não é apenas um vetor de ligação entre Salvador e Itaparica, mas está sendo considerada como um vetor de desenvolvimento para o Estado da Bahia”, reforçou o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
O consórcio Ponte Salvador-Itaparica é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.
A Tarde