Time do litoral assume a primeira colocação do Grupo A
Um gol contra aos 47 minutos do segundo tempo deu ao Santos a vitória sobre o Guarani, por 2 a 1, na noite desta segunda-feira, em Campinas, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Depois de abrir o placar no primeiro tempo, o Peixe cedeu o empate ao Bugre na etapa final, mesmo com um jogador a mais em campo, e poderia até ter levado a virada. Mas uma falta de Jean Mota, que acertou o travessão adversário, acabou caindo nos pés de Pablo, que se atrapalhou e mandou contra o próprio gol. Antes, Arthur Gomes havia marcado para o Santos, e Rafael Costa tinha empatado para o Guarani.
Primeiro tempo
O Santos controlou o meio de campo e usou as laterais para ir ao intervalo com vantagem no Brinco de Ouro. O Guarani, em casa, não causou muita preocupação para o goleiro Everson – ainda que a defesa visitante tenha claros problemas, completamente remontada em comparação com a do ano passado. Num jogo de poucas chances, o Santos marcou o único gol em boa troca de passes pela esquerda. Felipe Jonatan cruzou, e Arthur Gomes marcou. Machucado, o autor do gol precisou deixar o campo pouco depois.
Segundo tempo
O jogo ficou nas mãos do Santos logo no começo do segundo tempo, quando Lucas Abreu, do Guarani, foi expulso após entrada violenta em Luiz Felipe. Mas o Peixe jogou pouco para aproveitar a vantagem numérica e viu crescer um Bugre com coragem para atacar. O time de Campinas ameaçou com Giovanny e Bidu até finalmente chegar ao gol com Rafael Costa. Foi aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio de Bidu, Marcelo ajeitou de cabeça e o atacante (em posição duvidosa) venceu Everson pelo alto e empatou o jogo.
O cenário forçou o Santos a agir. Raniel tentou da entrada da área, mas o goleiro Jefferson defendeu. Sasha também arriscou, mas mandou por cima do gol. Jesualdo ainda tentou movimentar o ataque, colocando Uribe e Tailson nos lugares de Diego Pituca e Raniel, mas as mudanças não surtiram efeito. O Guarani poderia ter virado, com sucessivos contra-ataques desperdiçados nos minutos finais. Mas quem alcançou o gol foi o Santos: Pablo, contra, em lance de enorme infelicidade.
A sina das lesões
Arthur Gomes saiu de campo ainda no primeiro tempo, com problema na coxa direita, e aumentou a lista de lesionados do Santos neste começo de 2020. A ele, somam-se os atacantes Marinho e Kaio Jorge, lesionados na estreia, contra o Bragantino, e os zagueiros Lucas Veríssimo e Felipe Aguilar, com lesões sofridas nos treinamentos.
Na tabela
Com a vitória, o Santos assumiu a primeira colocação do Grupo A, com quatro pontos, um à frente de Ponte Preta e Oeste. O Guarani, com três, é o segundo colocado do Grupo D, atrás do Corinthians, que tem quatro. As duas equipes voltam a campo na quinta-feira. O Peixe recebe a Inter de Limeira às 19h15 na Vila Belmiro, e o Bugre visita o Mirassol às 21h30.
Coisa feia
A tentativa de reação do Guarani no segundo tempo foi prejudicada pela expulsão do volante Lucas Abreu. Logo no primeiro minuto da etapa, ele entrou feio em Luiz Felipe, por cima, na altura da canela do adversário, e foi expulso. O árbitro Vinicius Furlan titubeou antes de expulsar o jogador. Só decidiu aplicar o cartão vermelho depois de conferir como estava Luiz Felipe. O zagueiro não se machucou.
O gol contra salvador
De Jean Mota para o travessão, do travessão para Pablo, de Pablo... para o gol. Assim foi o gol contra que deu a vitória ao Santos em Campinas.
Globo Esporte