Um grande incêndio atinge uma área de vegetação no Vale do Ribeirão, no município de Jacobina, desde a noite desta quinta-feira (26). As chamas, que causam devastação em áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs), são combatidas por uma força-tarefa que reúne servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Bombeiros de Juazeiro e Senhor do Bonfim, brigadistas voluntários e moradores da região. A coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participa da operação.
Em entrevista ao Jacobina Notícias, o secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Moura, contou que o incêndio é de grandes proporções, destacou as ações que foram desenvolvidas nesta sexta-feira e as dificuldades enfrentadas.
"A informação do incêndio chegou para a gente ontem a noite. Um servidor da secretaria, ontem mesmo, verificou que o acesso era ruim, mas que as chamas estavam intensas. Aí, hoje fomos por vota das 6h da manhã, para verificar a situação atualizada, voltamos e fizemos a mobilização que era necessária. O tenente-coronel Tarcísio (comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro) tinha falado conosco e ficou de ter um retorno sobre a necessidade ou não. Depois de comprovada a necessidade, eles se deslocaram, alguns de Juazeiro e alguns de Bonfim. Durante o dia, nove bombeiros militares, cinco funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, três brigadistas voluntários, a coordenadora regional do Inema e alguns moradores que têm propriedades no local, estavam conosco", explicou o secretário.
"O combate [às chamas] se encerrou por volta das 17h. O acesso é difícil, aí nós nos deslocamos de volta para cá, para o pessoal descansar no hotel, abastecer os veículos e jantar. Amanhã, por volta das 6h, reinicia o combate ao incêndio. Vamos começar mais cedo, porque hoje teve o período do deslocamento para identificar. A Prefeitura de Jacobina, além do material humano disponibilizado, que são os servidores da secretaria, oferece os materiais e toda a logística, desde hospedagem até alimentação para todos os bombeiros e pessoas envolvidas na ação.", disse Daniel Moura ao Jacobina Notícias.
Por Robson Guedes / Jacobina Notícias