Estreitar o relacionamento com o cliente é um dos principais desafios que os empreendedores precisam aprimorar.
Pequenas atitudes fazem grande diferença na escolha do consumidor.
Vou listar algumas dicas de custo muito baixo que podem aumentar suas vendas:
- Faça um cadastro de seus clientes, pelo menos dos clientes mais assíduos. Saber a faixa etária, gênero, preferência, etc. É o primeiro passo para atender melhor suas necessidades.
- Reúna seus colaboradores e peça sugestões. Quem está na linha de frente está em contato direto com o cliente e com certeza sabe o pode ser melhorado.
- Crianças e animais de estimação podem ser decisivos para a visita de seu cliente no seu estabelecimento. Lembre-se deles reservando um espaço para atendê-los enquanto o cliente faz as compras. Quanto mais tempo o cliente fica na loja, mais ele compra!
- Uma pesquisa de satisfação de atendimento pode ser reveladora sobre o que seus clientes querem.
- Crie um sorteio de brindes ou de vale-compras para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
- Faça parcerias com outras empresas. Uma loja de cosméticos e salão de beleza é uma boa opção de parceira. Já uma academia e uma clínica de estética podem criar um plano de descontos. Um negócio ajudando o outro e satisfazendo o cliente.
- Uma ligação ou mensagem no dia do aniversário do seu cliente tem um impacto muito grande. Se puder presenteie com um brinde.
- Estimule a indicação de seu produto ou serviço. Oferecer um desconto ou brinde quando um cliente indica outro tem um retorno muito bom.
- Use seu ponto de venda como ponto de arrecadação de agasalhos alimentos, fraldas, etc. Dessa forma uma entidade filantrópica pode ser ajudada. O fluxo de pessoas aumenta no ponto comercial e ainda há um ganho na imagem da empresa.
- Faça das redes sociais sua aliada para ajudar a divulgar produtos e serviços. Comentários positivos e compartilhamentos entre os clientes aumentam o número de pessoas que vão conhecer sua empresa.
- Um coquetel de lançamento de um novo produto, serviço ou promoção tem efeito instantâneo nas vendas.
“A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é deixar de perder” Rolim Amaro
Do autor
José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com