Análise SWOT é uma ferramenta que lhe permite fazer um diagnóstico da sua empresa. E devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional. Com ela você poderá avaliar suas estratégias e projetar um futuro de melhores resultados.
Poucas são as ferramentas tão fáceis de aplicar e tão efetivas para garantir subsídios à tomada de decisões importantes na administração de um negócio. Mas para melhores resultados, é imprescindível que o empreendedor tenha conhecimento sobre o mercado em que atua. E isso inclui clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, a própria empresa, o que ela oferece e como faz isso.
As letras SWOT referem-se a Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Pontos fortes e fracos são internos à empresa (relacionado à reputação, patentes, localização). Você pode alterá-los ao longo do tempo, mas não sem algum trabalho. Oportunidades e ameaças são externas (relacionados a fornecedores, concorrentes, preços) – elas estão lá fora no mercado, acontecendo quer você goste ou não. Você não pode alterá-los.
Forças (Strengths)
No que sua empresa é realmente boa?
Aqui você poderá listar: Preço, localização, atendimento, etc.
É preciso que o empreendedor veja o que realmente é uma vantagem que seu negócio traz para o consumidor em comparação ao mercado.
Fraquezas (Weakness)
Observe e analise as fraquezas de forma isolada para perceber com maior facilidade quais são os fatores responsáveis por elas.
Ao contrário do passo anterior, aqui a resposta deve indicar as suas desvantagens com relação aos concorrentes.
Considere aquilo no que você está atrás hoje.
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades são fatores atrativos externos que representam as razões pelas quais a sua empresa ou projeto provavelmente prosperará e dará certo. Para identificá-las, é necessário fazer pesquisas que permitam a previsão de acontecimentos que impactem positivamente nos seus negócios.
Ameaças (Threats)
Ameaças incluem fatores externos além do seu controle que podem colocar sua estratégia, ou a própria empresa, em risco. Você não tem controle sobre eles,
Elas devem ser tratadas com muito cuidado porque podem prejudicar tanto o planejamento estratégico, quanto também os resultados de forma mais direta.
Depois de feita a Matriz. Responda os seguintes questionamentos:
- Como minhas forças podem me defender das ameaças?
- Como minhas forças podem potencializar as oportunidades?
- Como minhas fraquezas podem atrapalhar minhas oportunidades?
- Como minhas fraquezas podem tornar as ameaças ainda maiores?
“O que pode ser medido, pode ser melhorado” - Peter Drucker
Do autor: José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo
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