Arqueólogos acharam mais de seis mil peças históricas durante a perfuração do solo na obra de requalificação da Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Entre os itens encontrados estão cerâmicas portuguesas do século XVI, moedas, cachimbos, contas de colares e até ossos.
O trabalho de sondagem arqueológica durou mais de seis meses, em 108 pontos da via. A verificação do terreno foi feita após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a prefeitura, ainda há resgate de material em andamento.
Os arqueólogos encontraram também cerâmicas de produção local e importação, além garrafas de vidro de produção industrial e artesanal.
Todo o trabalho dos arqueólogos foi feito em conjunto com as obras. Por causa dessas intervenções, trechos específicos da obra foram interrompidos temporariamente, para o resgate dos artefatos.
Além de autorizar o trabalho na via, o Iphan também acompanha todo os achados. A prefeitura não detalhou para onde os artefatos serão levados, nem se o instituto será responsável pelas peças.