Um cruzeiro de luxo que zarpou com quase 1.400 pessoas a bordo chegou a um porto na Noruega neste domingo (24). O motores da embarcação falharam durante uma tempestade, e ela chegou a ficar à deriva no Mar da Noruega.
O Viking Sky, com 1.373 passageiros e tripulantes a bordo, enviou um sinal de socorro no sábado (23). Equipes de resgate retiraram 479 pessoas, uma a uma içadas para helicópteros, antes de o clima melhorar e o navio começar a ser rebocado. Muitos dos resgatados eram idosos.
Cerca de 900 pessoas ainda estavam a bordo quando o navio chegou ao porto de Molde, na costa oeste da Noruega. O navio conseguiu reiniciar três de seus quatro motores na manhã deste domingo, mas ainda precisou ser rebocado.
"Foi muito perto de um desastre. O navio esteve a 100 metros de encalhar antes de poder reiniciar um dos motores", disse o chefe de polícia Hans Vik, que chefia o Centro Conjunto de Coordenação de Resgate do sul da Noruega, à TV2. "Se eles tivessem encalhado, teríamos tido um gigantesco desastre."
Quando o navio ficou à deriva, ondas de mais de 8 metros assustavam os passageiros. Móveis do cruzeiro foram jogados de um lado para outro.
Veja o vídeo:
Veja o vídeo:
Passageiros resgatados
Construído em 2017, o Viking Sky tem 227 metros de comprimento e 29 metros de largura, segundo o site da Viking Ocean Cruises. O fundador e presidente da Viking Cruises, o bilionário norueguês Torstein Hagen, se reuniu com alguns dos passageiros resgatados.
"Eles tiveram uma experiência chocante", disse Hagen à TV2 norueguesa e outros meios de comunicação após a reunião com passageiros resgatados do convés do navio em meio a tempestades. "A maioria dos nossos passageiros é de idosos... Imagine como é ficar pendurado naquele fio. Deve ser uma terrível experiência, mas eles parecem ter lidado com isso muito bem", disse Hagen.
Os 915 passageiros eram principalmente dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, disseram os serviços de resgate. Havia também canadenses e australianos a bordo, entre outras nacionalidades, segundo a empresa.
Cerca de 20 passageiros feridos foram levados para o hospital, disse a Viking Cruises, enquanto outros tiveram apenas ferimentos leves. Um deles foi levado para o Hospital St. Olav em Trondheim e outros foram levados para hospitais locais.
"Muitos também estão traumatizados pela experiência e necessitam cuidados quando chegarem em terra", disse a Cruz Vermelha Norueguesa.
Local de difícil navegação
O incidente com a embarcação ocorreu por volta da 14h (9h de Brasília) de sábado, a algumas milhas marítimas da costa da região de Møre og Romsdal (no oeste da Noruega), uma região onde já ocorreram vários naufrágios.
No momento, o "Viking Sky" navegava em condições meteorológicas difíceis e passava por uma zona com muitos recifes.
Como a região é muito difícil, as autoridades estudam a construção de um túnel para barcos em uma montanha do litoral para evitar a navegação em alto mar. O projeto, destinado sobretudo a barcos menores, está paralisado por falta de financiamento.
Até mesmo os vikings, famosos por sua destreza marítima, preferiam transportar seus barcos por via terrestre de um fiorde a outro, ao invés de navegar nestas águas.
No sábado, na mesma região os socorristas ajudaram um navio mercante que também sofreu uma avaria nos motores. Os nove tripulantes do "Hagland Captain" se jogaram ao mar e foram resgatados por helicópteros.
Por Reuters