O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) escolheu a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) como ministra da Agricultura do governo que se iniciará em 1º de janeiro. O nome de Tereza, primeira mulher confirmada no primeiro escalão da equipe ministerial de Bolsonaro, foi indicado pela Frente Parlamentar Agropecuária, da qual a parlamentar é presidente.
Como vem fazendo a cada nova indicação à Esplanada dos Ministérios, o pesselista confirmou a escolha por meio de sua conta no Twitter.
Boa noite! Informo a todos a indicação da senhora Tereza Cristina da Costa Dias, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ao posto de Ministra da Agricultura.— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 7 de novembro de 2018
A nomeação de Tereza Cristina confirma o recuo do pesselista em relação à promessa de campanha de unificar em uma só pasta os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. O programa de governo de Bolsonaro previa para a agricultura que “o primeiro passo é sair da situação atual onde instituições relacionadas ao setor estão espalhadas e loteadas em vários ministérios, reunindo-as em uma só pasta”, que ficaria responsável, entre outros, por “recursos naturais e meio ambiente rural”.
A fusão chegou a ser confirmada na semana passada pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador da equipe de transição do novo governo e futuro ministro-chefe da Casa Civil, mas o presidente eleito voltou atrás após críticas tanto de ruralistas quanto de ambientalistas.
Fonte: Veja