O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na manhã desta 2ª feira (29.out.2018) ter tido uma ótima conversa com o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), na noite deste domingo (28.out). O militar venceu as eleições presidenciais com 55,13% dos votos válidos.
Ao parabenizar Bolsonaro no Twitter, Trump disse que, durante a conversa, os 2 líderes concordaram que o Brasil e os Estados Unidos podem trabalhar alinhados nos assuntos comerciais, militares e em muitos outros.
Had a very good conversation with the newly elected President of Brazil, Jair Bolsonaro, who won his race by a substantial margin. We agreed that Brazil and the United States will work closely together on Trade, Military and everything else! Excellent call, wished him congrats!— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de outubro de 2018
Ainda na noite de domingo, Bolsonaro já havia falado nas redes sociais que Trump o parabenizou bela vitória.
Recebemos há pouco ligação do Presidente dos EUA, @realDonaldTrump nos parabenizando por esta eleição histórica! Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grande nações e avançarmos no caminho da liberdade e da prosperidade!— Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣ (@jairbolsonaro) 29 de outubro de 2018
Um dos principais articuladores políticos do presidente eleito Jair Bolsonaro e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ainda no domingo ao Poder360 que Bolsonaro recebeu ligações de várias autoridades para felicitá-lo pela vitória.
“Além do presidente Michel Temer e do presidente do STF, Dias Toffoli, também falou por meio de tradutores com Donald Trump. “Foi uma boa conversa, o Trump o convidou para visitar os Estados Unidos e isso vai ser possível quando ele estiver bem de saúde”, disse Onyx.
O novo presidente do Brasil tomará posse em 1º de janeiro. É o 1º militar eleito por voto direto em mais de 7 décadas. O último foi Eurico Gaspar Dutra, em 1945.
Fonte: Poder360