O Sebrae em Jacobina, em parceria com a Associação Comercial e Industrial local (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato Patronal (Sindpat), promoveu na noite desta terça-feira, 20, o II Seminário Mulher Empreendedora. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e o objetivo foi estimular o empreendedorismo e fortalecer a autoestima das participantes no mercado empresarial, provocando reflexões sobre a importância das mulheres na sociedade.
Comandante da Ronda Maria da Penha, a major Denice Santiago foi uma das palestrantes da noite e falou sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Graduada em Psicologia e Mestre em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia, a major falou da importância da independência financeira no combate à violência doméstica e familiar. “Muitas vítimas permanecem em um lar violento ou com um parceiro abusivo por conta da dependência financeira. A capacitação financeira das mulheres é uma das soluções para superar esses casos. Por isso, esse seminário é muito importante, porque fala de empreendedorismo e de mulheres que fazem a diferença.”, ressaltou a Major Denice Santiago.
Além da palestra da Major, a administradora, personal e executive coach, Joanna D’Arc Carneiro Santiago, e a pós-graduanda em Administração e personal e professional coach, Alana Sales, trataram sobre liderança feminina. Joanna e Alana mostraram números do empreendedorismo feminino e pesquisas que apontam a gestão de pessoas, gestão financeira e burocracia como os maiores dificuldades das mulheres que empreendem.
Para Mariana Guimarães, gerente adjunta do Sebrae em Jacobina, o evento conseguiu reunir as mulheres de diversos setores da sociedade, desenvolvendo um trabalho de valorização e despertando o lado empreendedor das participantes. “O Sebrae e as entidades parceiras têm ferramentas para que essas mulheres possam, cada vez mais, ocupar os seus lugares como gestoras dos seus negócios”.
O evento contou com a presença de caravanas de distritos de Jacobina e do município de Serrolândia.
Por Tamara Leal - Ascom Sebrae