Um ponto de observação de tubarões na África do Sul recentemente se tornou um cenário de filme de terror à beira-mar. Por vários meses, grandes cadáveres de grandes tubarões brancos têm aparecido nas praias de Gaansbai, frequentemente sem seus fígados, como se tivessem sido devorados por Hannibal Lecters cetáceos. Mas isso não é um filme, é só a biologia, cruel como sempre.
Veja o vídeo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=c9aaCxTrQoc?rel=0&showinfo=0]
Esta é a Shark Week (ou SharkFest?), quando redes como o Discovery Channel e o Nat Geo Wild exibem, nos Estados Unidos, programações (frequentemente pseudocientíficas) relacionadas a tubarões para o público sedento por esses animais. Embora a programação da Shark Week seja conhecida por alimentar nossos medos sobre tubarões, acontece que esses peixes raramente são páreo para as orcas. Se estamos tentando celebrar um animal marinho do topo da cadeia alimentar, talvez seja hora de fazermos uma Semana da Orca.
"Àqueles que dizem que os tubarões são o ápice dos predadores, esse não é o caso", disse George Burgess, diretor do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão no Museu de História Natural da Flórida, em entrevista ao Gizmodo. "Por mais difícil que seja admitir, as baleias assassinas estão um degrau acima."
Depois do primeiro incidente de Gansbaai, apenas alguns meses atrás, um punhado de grandes carcaças de tubarão branco sem fígado lavaram as praias da África do Sul em apenas alguns meses. Os fígados desaparecidos apontam para possíveis ataques de orca — como já relatamos antes, os fígados de tubarão estão cheios de esqualeno nutriente, do qual as orcas parecem estar atrás.
Postar um comentário