Os secretários municipais, Daniel Moura (Meio Ambiente) e Vlamir Mendes (Agricultura), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (11), com representantes do Programa Água Doce (PAD) para discutir sobre a possibilidade de comunidades rurais de Jacobina estarem sendo beneficiadas com dessalinizadores.



Durante o encontro que aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ficou acertado que a prefeitura irá levantar as comunidades e os poços que se enquadram nos requisitos do programa, como ter mais de 20 famílias residindo na localidade que venha ser beneficiada e o poço tenha comprovadamente água salgada e uma vazão mínima de 2.500 litros/hora. Faz-se necessário também a ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável.

“O objetivo do Programa é oferecer o acesso à água de boa qualidade para consumo humano por meio de sistemas de dessalinização. Assim que o prefeito Luciano Pinheiro teve conhecimento sobre o programa, nos pediu para intervir no sentido de incluirmos nosso município. Ficou acertado que uma equipe do Água Doce deverá já está realizando estudos de viabilidade entre os dias 16 a 25 deste mês algumas localidades de Jacobina. Os poços que se enquadrarem no requisito do programa deverão receber dessalinizadores”, informou o secretário Daniel Moura.
O que é o PAD

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano que em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil, que tem como objetivo democratizar o acesso à água de boa qualidade para consumo humano. O programa atua na região do semiárido brasileiro, em comunidades que sofrem com elevados déficits hídricos, aproveitando as águas subterrâneas com elevado teor de sal, recuperando e instalando equipamentos de dessalinização em poços tubulares.

Ascom PMJ

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem