O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou neste domingo, 5, que seu país está interessado em desenvolver as relações com o Brasil “em todos os setores”, especialmente no de energia e de transporte. Rouhani ressaltou que os laços bilaterais “avançaram notavelmente nos últimos anos e devem ser promovidos”, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores iraniano.


Presidente do Irã quer reforçar relações com Brasil


Rouhani recebeu as credenciais do novo embaixador brasileiro em Teerã, Rodrigo de Azeredo Santos, que afirmou, por sua vez, que o Irã é “um parceiro confiável” na região, segundo a nota oficial.


O embaixador destacou que Irã e Brasil sempre tiveram “relações amistosas” e o governo brasileiro quer “desenvolver a cooperação nos campos da indústria, da energia, do transporte, da ciência, da tecnologia, da cultura e da agricultura”.


Azeredo destacou que o Brasil não pretende exportar bens ao Irã, mas está interessado em importar petróleo e outros produtos energéticos.


Por sua vez, o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, ressaltou que “as capacidades de cooperação bilateral são amplas” e o Irã é “um parceiro adequado” para o Brasil na região.


Brasil e Irã já cooperam em vários setores como o de petróleo e gás e o petroquímico.


Rouhani também recebeu as credenciais do embaixador português, João José Corte Real, e instou os investidores desse país a aproveitar as oportunidades econômicas que o Irã apresenta após o acordo nuclear.


O pacto nuclear assinado em julho de 2015 levou à suspensão das sanções diplomáticas e comerciais impostas ao Irã, em troca de que o país limitasse seu programa atômico. (EFE)


Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem