O prefeito de Jacobina Luciano Pinheiro recebeu em seu gabinete, na tarde desta sexta feira, 3, as presidentes das associações de Jabuticaba e Itaitu, e representantes de entidades como ASPAFF, Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru e Central das Águas e UARJA, a fim de discutir soluções para as comunidades impactadas pela má qualidade da água proveniente das nascentes de Jabuticaba, Pinacó, Itaitu, Olhos D'água, Jenipapo e Retiro.
No encontro, as lideranças colocaram como pontos a serem discutidos, medidas de combate à seca e políticas de recuperação e preservação das nascentes. A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Meio Ambiente, já começou a tomar algumas medidas. "Já designamos o secretário Daniel Moura para fazer o levantamento das áreas impactadas. O departamento de fiscalização já iniciou também o mapeamento das nascentes pra que possamos, a partir daí, ter um estudo e ações a fim de solucionar os problemas", disse o prefeito Luciano Pinheiro.
Para os representantes das comunidades, algumas medidas precisam ser tomadas, a exemplo de controle nas visitações destas áreas, fiscalização das áreas de preservação permanente e educação ambiental.
A criação de gado é algo que tem sido muito criticado pelos ambientalistas, já que é um vetor que agride de forma severa as nascentes. A Prefeitura de Jacobina irá intensificar as atividades de fiscalização nestas áreas.
Ascom PMJ / Jacobina Notícias
Postar um comentário