Hiader al-Abadi, premiê iraquiano, anunciou começo da operação militar para libertar a parte ocidental de Mossul do grupo terrorista Daesh, proibido na Rússia. A notícia foi divulgada pela assessoria de imprensa do ministro iraquiano.
A parte ocidental de Mossul continua sendo controlada pelos extremistas. Já os militares iraquianos mantêm a área cercada já há quase três meses.
"Primeiro-ministro anunciou começo da operação de libertação da parte ocidental de Mossul", a agência AFP cita comunicado do premiê iraquiano.
Anteriormente, Reuters informou que a Força Aérea do Iraque lançou milhares de panfletos avisando sobre futura ofensiva de libertação desta parte da cidade das mãos do Daesh.
A parte oriental de Mossul foi completamente libertada no decurso da operação conjunta dos militares iraquianos e da coalizão chefiada pelos EUA, iniciada em outubro de 2016. Cerca de 30 mil pessoas já voltaram para as áreas libertadas.
Mossul ocidental abrange o centro histórico — onde ficam mercados velhos, grande mesquita e a maioria dos prédios administrativos. Militares consideram que o combate nesta região vá ser o mais difícil, pois as ruas estreitas dificultam a passagem de tanques e veículos blindados. (SputnikBrasil)
Postar um comentário