Com direito a uma ultrapassagem arrojada para cima de Max Verstappen e um final emocionante, Nico Rosberg confirmou o favoritismo e conquistou ontem seu primeiro título na Fórmula 1. O alemão foi segundo colocado do Grande Prêmio de Abu Dhabi, atrás de Lewis Hamilton, que venceu as últimas quatro provas mas, ainda assim, ficou a cinco pontos do rival. Sebastian Vettel completou o pódio.
[caption id="attachment_49190" align="aligncenter" width="620"] Nico Rosberg confirma o favoritismo e conquista primeiro título na Fórmula 1 (Foto: Mohammed Al-Shaikh/AFP)[/caption]
“Foi uma corrida péssima", declarou Rosberg após a prova, esgotado muito por culpa de Hamilton, que andou mais lento para permitir que Sebastian Vettel (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull) se aproximassem de Rosberg. Se Rosberg terminasse em 4º, o britânico conquistaria o tricampeonato mundial.
“Estávamos disputando um título mundial, a Mercedes já era campeã de construtores, eu estava na liderança, então fiz o que queria e eu ditava o ritmo”, justificou Hamilton, ao ser questionado sobre a estratégia adotada. “Não quero falar sobre isso. Acabo de realizar meu sonho de infância e vou festejar. Vocês não vão me ver por alguns dias”, brincou Rosberg.
Felipe Massa, da Williams, disputou a última corrida antes de se aposentar e chegou na 9ª colocação. O outro brasileiro, Felipe Nasr, que pode ficar de fora da F1 na próxima temporada, cruzou a linha de chegada na 16ª posição.
Filho de piloto
O novo campeão da Fórmula 1 terminou com 385 pontos, apenas cinco a mais que Hamilton. Na terceira colocação, embora distante dos dois primeiros, ficou o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que terminou em quinto na corrida de ontem, totalizando 256 pontos.
Rosberg, 31 anos, se tornou o segundo campeão do mundo filho de um detentor de título: seu pai, Keke Rosberg, foi o campeão de 1982. Antes, o britânico Damon Hill, em 1996, igualou o pai, Graham Hill, que venceu em 1962 e 1968.
Ele é o terceiro alemão a se sagrar campeão da Fórmula 1, depois de Michael Schumacher (sete títulos e recordista) e Sebastian Vettel (quatro títulos e o mais jovem campeão).
Redação Correio com Agências
Postar um comentário