Morreu na madrugada deste sábado (26) o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, aos 90 anos, em Havana, capital de Cuba. A informação foi divulgada pelo irmão de Fidel, Raúl Castro, em pronunciamento na TV estatal cubana.


fidel-castro-morre


"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.


"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão. A última aparição pública de Fidel foi no dia 15 deste mês, quando ele recebeu o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. No dia 13 de agosto, ele comemorou o aniversário de 90 anos em uma festa que reuniu mais de 100 mil pessoas. Na ocasião, ele apareceu acompanhando do irmão Raul e do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e já apresentava um semblante fragilizado.


Considerado por muitos um grande revolucionário, e como um ditador sanguinário por outros, Fidel Castro ficou marcado na história por liderar o movimento que derrubou o ditador Fulgencio Batista, que comandava a ilha, ao lado do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, em 1959. O movimento ficou conhecido como Revolução Cubana. Em julho de 2006, Fidel surpreendeu o mundo ao anunciar que estava cedendo o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, após sofrer hemorragias. Em 2008, em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia.


Correio

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem