Mais de 330 pessoas foram capacitadas nas cidades de Jacobina, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Capim Grosso, Itiúba, Jaguarari, Mairi, Mundo Novo, Pilar e Piritiba durante a 9º edição da Semana do MEI - Microempreendedor Individual, que terminou no último sábado (7).
Durante seis dias foram oferecidas mais de 80 horas de capacitações sobre gestão, planejamento, vendas, compras, empreendedorismo, crédito, obrigações legais, formalização, inovação e outros temas que fazem parte da rotina dos microempreendedores individuais.
Além da oportunidade de adquirir novos conhecimentos, o público ainda contou com serviços de orientação empresarial nas unidades do Sebrae em Jacobina e Senhor do Bonfim, entidades parceiras e nas Salas do Empreendedor.
“Nosso consultores também reforçaram a importância da entrega da declara anual de faturamento, cujo prazo termina no final deste mês, e do pagamento em dia do DAS. A categoria tem uma série de benefícios, mas, para isto, deve cumprir com as suas obrigações”, disse o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, que destacou, ainda, a inauguração da Sala do Empreendedor em Jacobina e as novas estruturas do Sebrae Jacobina e Senhor do Bonfim, que aconteceram durante a Semana do MEI.
O Microempreendedor Individual
O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 50 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte.
Soluções Sebrae
Mais informações sobre como se formalizar e as soluções ofertadas, podem ser obtidas no Sebrae Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação (telefone 74 3621-4342), ou no Sebrae Senhor do Bonfim, que fica na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, (telefone 74 3541-3046).
Por Tamara Leal / Agência Sebrae de Notícias Bahia
Foto: Jacobina Notícias
Postar um comentário