A microempreendedora individual (MEI) Adailda Carneiro, da comunidade de Caatinga do Moura, município de Jacobina, Centro Norte do estado, foi a primeira a receber atendimento no Balcão do Empreendedor, localizada na Avenida Senador Pedro Lago, 40, Centro, inaugurado na manhã desta quinta-feira, 5. Produtora de alho e banana e dona de uma banca de lanches, Adailda foi até o local para solicitar o alvará de funcionamento da sua atividade.
O Balcão do Empreendedor é um espaço exclusivo para formalização, orientação e capacitação. No local, também sertão oferecidos os serviços de abertura de empresas, baixa e alterações cadastrais.
De acordo com o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, “o espaço se consolidará como um ponto de suporte aos feirantes, ambulantes, pequenos e médios empreendedores do município. Com o Balcão do Empreendedor, certamente os empresários locais terão mais oportunidades de inovação e transformação”.
Para o prefeito Rui Macedo, a inauguração do equipamento faz parte da consolidação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município. “Esta será mais uma ferramenta para o fomento do desenvolvimento econômico local e faz parte da implementação da lei no município. Ainda com base na Lei Geral, 39% de todas as compras do município são feitas junto a micro e pequenos empreendedores”, disse.
Foi lançado também o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que vai fiscalizar e certificar alimentos de origem vegetal e animal fabricados no município de forma industrial, semi-industrial e artesanal. O superintendente e o prefeito ainda assinaram o contrato do Programa Município Empreendedor (PMEB), celebrado entre o Sebrae e a Prefeitura de Jacobina.
A inauguração contou com a participação do assessor da superintendência do Sebrae Bahia, Carlos Stucki, o gerente do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira, a gerente adjunta, Siomara Guimarães, o ex-secretário de Planejamento do Município, Juliano Cruz, diretores da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), secretários municipais, além de empreendedores, representantes de comunidades.
Adhvan cumpre agenda na região até sexta-feira, 6, com visitas a instituições parceiras e clientes do Sebrae nos municípios de Capim Grosso, Campo Formoso e Senhor do Bonfim.
Regional
Com a inauguração do Balcão do Empreendedor, a base do Sebrae Jacobina, que compreende 32 municípios, passa a contar com sete espaços para esse tipo de atendimento nas cidades de Miguel Calmon, Capim Grosso, Caém, Itiúba, Mundo Novo, Piritiba e Jacobina.
Por Tamara Leal - Agência Sebrae de Notícias Bahia
Fotos: Mario Luna
Postar um comentário