Zeilton de Almeida, jacobinense que reside em São Paulo com a família há 20 anos, fez um relato que assusta e nos leva à reflexão sobre a violência na região de Jacobina. Estaríamos ainda em um município pacato do interior, como habitualmente falamos, ou teríamos banalizado a violência a ponto de não enxergá-la?
Sempre de olho nos noticiários de seu município de origem, Zeilton disse estar assustado com tudo que vêm acontecendo em Jacobina, nos distritos e cidades vizinhas. Os assassinatos, duplos homicídios, principalmente de jovens e até mesmo adolescentes, são cada vez mais comuns. Para Zeilton, a impunidade impera na Cidade do Ouro, e isso lhe fez repensar uma decisão: voltar a morar em Jacobina.
"Olhando pra situação, referindo-se a violência, eu já tive vários planos de voltar a residir em Jacobina, até mesmo por ser uma cidade de pequeno porte. Mas vendo os noticiários, um exemplo de Lages do Batata, onde é uma referência na minha infância que eu ia passear nos finais de semanas com meus avós, vejo hoje tanta violência que sempre acabo voltando atrás", disse Zeilton ao Jacobina Notícias.
Ele comparou a violência que ocorre em Jacobina com o que acontece no distrito de Santo Amaro, onde mora, na Grande São Paulo. Zeilton disse ainda que, mesmo vivendo em uma das três maiores cidades do mundo, e a maior da América Latina, há anos não se depara com um cadáver de uma pessoa assassinada.
"Moro aqui em São Paulo, no bairro de Santo Amaro, bem maior que muitas cidades do Estado da Bahia, e já faz muito tempo que não vejo um cadáver assim. Aí diante de tanta violência, me pergunto onde estarei mais seguro, em uma cidade que é a maior da América Latina ou em Jacobina, Lages e outra cidade? Às vezes me pergunto onde estão as nossas polícias, os nossos governantes e secretários de seguranças", questionou o jacobinense Zeilton.
"Minha filha é paulista, mas ama a Bahia, ama Jacobina. Quando viajamos pra Jacobina ela não quer mais voltar", concluiu.
O distrito de Santo Amaro tem uma população de aproximadamente 2,1 milhão de habitantes, e uma área de 660 quilômetros quadrados. Santo Amaro corresponde a 43% do total da superfície do município de São Paulo-SP.
Jacobina Notícias
Postar um comentário