Os Bombeiros Civis de Jacobina (CBCVJ), com sede na Praça Rio Branco, centro da cidade, estão em situação precária. Eles pedem ajuda para reforma de sua base - que apresenta inclusive risco aos profissionais por conta da degradação do teto e paredes do local -, e auxílio com equipamentos de combate a incêndio.


Bombeiros civis de Jacobina pedem socorro: 'Damos praticamente a vida pelo próximo'


Os brigadistas que hoje pedem socorro, deram uma contribuição vital durante o período de queimadas e devastação ambiental no município. De maneira voluntária, o profissionais atenderam dezenas de chamados da população e atuaram em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina, no combate aos focos. Em um dos incêndios mais graves na região - que teve início no povoado de Itapicuru e se alastrou até a região de Itaitu -, os brigadistas passaram dias embrenhados na mata, ao lado de ambientalistas, voluntários e da brigada da mineradora Yamana Gold, lutando contra as chamas durante 23 dias. (Relembre aqui)


"A gente está aqui desde 2015. Estamos frustrados por saber que damos praticamente a vida pelo próximo, mas não temos o devido reconhecimento do poder público da cidade", desabafou um brigadista durante entrevista ao Jacobina Notícias.


Sem-luz-na-sede


Depois que chegou ao fim a maior devastação por fogo que se tem notícia na região de Jacobina, os Bombeiros Civis dizem ter sido esquecidos. Mesmo estando de prontidão contínua para ajudar a população em um eventual incêndio, os bombeiros já não contam com o mesmo apoio. A sede está deteriorada e, como mostram as imagens feitas pelos brigadistas, o teto corre risco de desabar.


[gallery link="file" columns="1" size="large" ids="37737,37736,37735"]

"Banheiro não tem descarga, pia não funciona, a porta os cupins já comeram juntamente com o teto. Sem iluminação, e qualquer ocorrência a noite, se precisar pegar material, tem que usar lanterna. Nossa situação está precária", alerta o voluntário.


Os Bombeiros civis de Jacobina pedem ajuda para continuarem atuando no município. Eles lembram da importância de suas ações em situações de emergência, como aconteceu no final de 2015.


Jacobina Notícias

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem