O Sebrae em Jacobina vai apresentar, nos dias 1º, 2 e 3 de março, a empresários dos segmentos de cerâmica vermelha e rochas ornamentais da região Centro Norte, o MEDE (Método de Acompanhamento do Desempenho Empresarial). O coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, a analista, Sami Melo, e a consultora, Tatiana Bittencourt, participam de encontros com empresários nas cidades de Jacobina, Ourolândia e Riachão do Jacuípe para falar sobre a ferramenta.
De acordo com Tércio, o MEDE é um novo modelo de abordagem do atendimento coletivo do Sebrae. “Esse método tem como principal objetivo medir o desempenho das industrias, diagnosticar e evidenciar as necessidades e carências dos empreendimentos, apresentando um plano de desempenho de melhorias com intervenções que podem ser executadas pelo Sebrae, por parceiros ou ainda pelo próprio empresário. As indústrias terão acompanhamento bimensal de um consultor, que vai avaliar e mensurar os resultados obtidos através de indicadores específicos do setor”.
Trata-se de um método de abordagem continuado e estruturado para atendimento aos empreendimentos de micro e pequeno porte, com o objetivo de desenvolver a maturidade gerencial. O MEDE utiliza o princípio do “conhecer para gerenciar”, gerando uma melhoria do nível de desempenho empresarial, propondo torná-lo mais competitivo no mercado.
Em Ourolândia, os técnicos do Sebrae realizam ações nos dias 1º e 2 de março. Haverá reunião na Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia (Assobege) e visitas a duas marmorarias. Já em Jacobina a ação acontece no dia 2, com uma visita à Cerâmica Canabrava. Em seguida, será assinado o termo de compromisso do Comitê Gestor do Projeto de Cerâmica Vermelha e Rocha Ornamentais 2016/2019.
Os encontros terminam no dia 3, no distrito de Barreiros, município de Riachão do Jacuípe, com reunião às 9h, na Cooperativa do Polo Cerâmico de Barreiros (Coperbarreiros), onde também será assinado o Termo de Compromisso de Constituição de do Comitê Gestor.
O gestor de projetos do Sebrae Jacobina, Osório Rebouças, explica que as ações voltadas para o setor de indústria contribuem com o desenvolvimento da atividade na região. “Acompanhamos o segmento de cerâmica vermelha com excelentes resultados desde 2012. Este ano, vamos atender o setor de rochas ornamentais e estabelecer uma rotina de atividades que contribuam com o fortalecimento desses empreendimentos”, garante.
Mármore
Explorado há mais de 40 anos nos municípios de Ourolândia e Jacobina, o setor do mármore bege passar a ter o acompanhamento do Sebrae. A iniciativa é resultado da parceria firmada entre a instituição e a Assobege.
Segundo dados da associação, atualmente, o setor movimenta cerca de R$ 12 milhões por mês só nos dois municípios e reúne, aproximadamente, 70 empresas, que geram 850 empregos diretos
Postar um comentário