Com uma frota estimada em 26 mil veículos e aproximadamente 74 mil habitantes, o município de Irecê, no centro norte baiano, foi contemplado com 500 vagas do curso gratuito de habilitação da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A aula inaugural da primeira turma, com 35 alunos, aconteceu na quinta-feira (18), no Polo Irecê da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença do prefeito Luizinho Sobral e da diretora da escola, Ilnara Menezes.



Os alunos selecionados entre pessoas de baixa renda terão 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de testes práticos, para a obtenção da carteira de habilitação nas categorias A e B. “A nossa proposta é preparar condutores mais conscientes, em sintonia com os desafios do trânsito moderno, para garantir a segurança nas vias", disse a diretora Ilnara.


Liliana Ferreira da Silva, 30 anos, trabalha como auxiliar de escritório e já não acreditava na chance de tirar a carteira. “Sempre tive o sonho de possuir a habilitação. Conhecia o projeto, porém, achava que por morar longe da capital nunca teria acesso. Para a minha surpresa, hoje a minha cidade tem a escola, e estou dando o primeiro passo para realizar o meu sonho", relatou.


Para o agricultor José Maurício da Silva, 28 anos, o curso trouxe a oportunidade de conseguir um emprego formal. " Nessa situação difícil que o país atravessa, ações como essa do Detran estão cada vez mais raras. Com a minha habilitação, tenho certeza que vou conseguir a carteira de trabalho assinada. Já perdi boas oportunidades de emprego por não ser habilitado".


“É uma grande conquista para a nossa cidade. Esse projeto vai ajudar na melhoria do trânsito e também na geração de empregos, pois as pessoas terão mais uma qualificação, que hoje faz toda a diferença no currículo. A parceria da prefeitura com o Detran será contínua, com o objetivo de promover a inclusão social”, declarou o prefeito Luizinho Sobral.


Ascom Detran-BA

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem