O Rio Itapicuru - que nasce na região de Jacobina -, subiu muito com o grande volume de água das chuvas e, nas últimas 24 horas, transbordou na cidade do Conde (a 180 quilômetros de Salvador) alagando ruas, casas e deixando a população ilhada.
Bárbara Adrielle, 22 anos, moradora da cidade, conta que desde a segunda-feira (25) que o nível do Rio Itapicuru vem subindo, mas ninguém esperava que pudesse chegar a transbordar. "Na verdade, o rio começou a encher na segunda-feira. Foi pouco, as pessoas achavam que não iria dar na cidade, mas, de ontem pra cá, invadiu todas as ruas da cidade. Na entrada da cidade não passa, o rio está dando de encontro com o mar. Tá tudo alagado, a água está dando nas janelas das casas", disse Bárbara em entrevista ao Jacobina Notícias.
Desde o início da semana, vários moradores da região do Conde entram em contato com a redação do JN, todos em busca de informações sobre as chuvas na região de Jacobina e se o rio havia transbordado. O Rio Itapicuru nasce na região de Jacobina e desagua no mar, justamente no Conde. De acordo com Bárbara Adrielle, quando ocorrem grande enchentes ou alagamentos na região de Jacobina, os reflexos são ainda maiores no município do Conde.
[caption id="attachment_32263" align="aligncenter" width="620"] Bárbara Adrielle, moradora do Conde, mostra que água do Rio Itapicuru chegou na rua do hospital da cidade[/caption]
A prefeita do Conde, Marly Madeirol já havia divulgado um comunicado de alerta à população, na semana passada, depois das notícias que o Rio Itapicuru havia recebido grande volume de água. “A prefeitura disponibilizará escolas para que os desabrigados possam ficar e transporte para que todos possam se locomover sem maiores transtornos”, disse.
Veja o vídeo
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7STCfn9a8-A?rel=0]
Há uma semana o Itapicuru recebeu um grande volume de água em suas nascentes e, aos poucos, os moradores do Conde começaram a notar o nível do rio aumentando. Na manhã de hoje (28), o cenário da cidade mudou por completo. Muitas pessoas estão desalojadas e foram levadas para abrigos disponibilizados pela prefeitura do Conde. As águas chegaram até a porta do principal hospital da cidade.
Veja imagens
[gallery size="medium" link="file" ids="32253,32254,32255,32260,32257,32258,32259,32261,32262"]
Jacobina Notícias
Postar um comentário