O primeiro caso de microcefalia em recém-nascido foi confirmado na madrugada de sábado (30), no Hospital Regional de Senhor do Bonfim. Eram por volta das 03h quando nasceu um garotinho com a circunferência do crânio menor que a normal.


Primeiro caso de microcefalia é confirmado em Senhor do Bonfim


O caso leva à suspeita de ser o primeiro relacionado a microcefalia na cidade de Senhor do Bonfim, desde que vários casos começaram a surgir no nordeste. Em conversa com o médico plantonista, o repórter o Blog Maravilha Notícias foi informado que somente Drª. Carla e outra médica estão autorizadas a comentar sobre o caso.


Fonte: Maravilha Notícias



Entenda o que é Microcefalia


A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.


Primeiro caso de microcefalia é confirmado em Senhor do Bonfim


Consequências da microcefalia


As crianças com microcefalia podem ter graves consequências como:




  • Atraso mental

  • Déficit intelectual

  • Paralisia

  • Convulsões

  • Epilepsia

  • Autismo

  • Rigidez dos músculos


Apesar de não haver tratamento específico para a microcefalia, podem ser tomadas algumas medidas para reduzir os sintomas da doença. Normalmente a criança precisa de fisioterapia por toda a vida para se desenvolver melhor, prevenindo complicações respiratórias e até mesmo úlceras que podem surgir por ficarem muito tempo acamadas ou numa cadeira de rodas.

Todas estas alterações podem acontecer porque o cérebro precisa de espaço para que possa atingir o seu desenvolvimento máximo, mas como o crânio não permite o crescimento do cérebro, suas funções ficam comprometidas, afetando todo o corpo.


Fonte: Tua Saúde

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem