Por volta das 18h20 desta segunda-feira, 30, o senhor Sebastião Carvalho de Oliveira, de 74 anos, foi vítima de um capotamento entre os povoados do Esconcio e Palmeirinha, na BR-324, em Jacobina.


Jacobina: Ferido após acidente na BR-324, idoso esperou o Samu por mais de três horas


Segundo informações do Blog Bahia Acontece, o idoso seguia em um veículo Santana, perdeu o controle da direção, desceu a ribanceira e capotou. Seu Tião, como é mais conhecido, ficou muito machucado, inclusive com suspeita de traumatismo craniano. Apesar de o Samu ter sido acionado pouco depois, o idoso teve que aguardar por mais de três horas no local do acidente até ser socorrido.



Regulação


A Central de Regulação do Samu, que, por mais absurdo que pareça, está localizada na cidade de Irecê, informou ao Bahia Acontece que em Jacobina apenas uma ambulância está operando nos últimos dias. A única que poderia ser usada para socorrer o idoso havia se deslocado para outra emergência no distrito de Lages do Batata, não havendo outra alternativa a não ser esperar.


Por volta das 22h, a única unidade do Samu operando chegou ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS) levando o Seu Tião, de 74 anos, após longas e angustiantes horas de espera. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi ao local do acidente e prestou o suporte necessário até a chegada do socorro.



Jacobina padece


Com uma população maior que a da cidade de Irecê, Jacobina padece com a falta de estrutura em todas as áreas da saúde, e isso há vários anos. Ainda não dispomos de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), nem há previsão de ficar pronta. Nosso único hospital em funcionamento não possui UTI; não existe em Jacobina uma Central de Regulação do Samu, para que cidadãos jacobinenses pudessem ser atendidos por pessoas que conhecem a cidade e agilizassem o atendimento.


Para piorar ainda mais, apenas uma ambulância, com alguns heróis a bordo, está atendendo uma população estimada em quase 90 mil habitantes. Segundo um dos socorristas do Samu, que pediu para não ser identificado, esta não é a primeira vez que as ambulâncias apresentam defeito e apenas uma fica para emergências e todo o município.


Redação Jacobina Notícias

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem