Diante da dúvida que cerca os estudantes sobre a escolha da profissão, sobretudo com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado e domingo (24 e 25), os professores do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras IV, em Salvador, desenvolveram o projeto ‘Profissões’. A iniciativa visa preparar de forma contextualizada e consciente os alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 4° ano do curso Técnico para a escolha profissional.




[caption id="attachment_27183" align="aligncenter" width="620"]Projeto estimula estudantes na escolha profissional (Foto: Acervo pessoal)[/caption]


A diretora da unidade de ensino, Firmina Azêvedo afirmou que a partir do questionamento “Qual a minha profissão preferida?”, os alunos foram estimulados a levantar informações como: descrição da profissão, formação necessária, curso e duração, matérias estudadas, carreira, principais atividades, mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis. Além disso, foram a campo entrevistar médicos, advogados, enfermeiros e outros profissionais.


O projeto ‘Profissões’ levou os estudantes a pesquisar sobre as áreas que querem seguir, visitar faculdades para conhecer os cursos e ter contato com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Com base nas pesquisas realizadas, os estudantes socializaram as informações entre os colegas por meio de slides, cartazes e simularam situações de trabalho. “A partir desse contato com as profissões, eles adquiriram maior intimidade com o futuro ramo de trabalho que irão escolher e avaliaram as possibilidades de mercado e aptidões às respectivas atribuições”, disse Firmina Azêvedo.




[caption id="attachment_27184" align="aligncenter" width="620"]Projeto estimula estudantes na escolha profissional (Foto: Acervo pessoal)[/caption]


Foi o que aconteceu com o estudante Lucas Suzart, 17 anos e que está no 3º ano do Ensino Médio. Ele contou que a atividade o ajudou a refletir mais sobre a sua escolha profissional. “Eu já pensava em seguir a carreira de engenheiro e essa atividade me deixou mais seguro porque pude conhecer melhor como funciona a área”.


Já a estudante do 3º ano, Rebeca Queiroz, 17 anos, almeja ser médica e revelou que o contato com profissionais foi muito importante. “Entrevistei um dentista para saber mais a respeito da área de saúde e ele me falou de algumas disciplinas em comum do curso de Medicina. Essas informações também foram úteis porque compartilhei com outros colegas que querem ser dentistas”, disse Rebeca.


Segundo o professor de Geografia Fábio Souza Sampaio, explorar esse tema dentro do ambiente escolar possibilitou ampliar o conhecimento dos alunos. “Foi muito gratificante, porque vários estudantes se redescobriram, tiraram dúvidas, identificaram suas aptidões e isso ressignificou o olhar deles em relação à futura carreira profissional, ressaltou o educador.


Ascom

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem