Desde novembro do ano passado, quando a tão bela Fonte Luminosa da Praça da Matriz foi transformada em parquinho, que a mudança tem dividido opiniões. Uns acharam interessante a mudança, princialmente por causa das crianças, outros criticaram pois, para eles, a fonte é uma atração turística da cidade há décadas, e há tantos outros pontos da cidade que necessitam de parquinhos e nunca foram contemplados pelo poder público.
Mas o que poucas pessoas sabem é que, com o desgaste precoce da estrutura do parque, o local passou a ser um risco a saúde pública, principalmente para os que moram próximo da fonte, isto porque, após a retirada da cobertura do tapete sintético, com as águas das últimas chuvas, o reservatório da fonte, embaixo do tablado de madeira, passou a ser um local de acúmulo de lixo e água parada. Nossa redação foi chamada a atenção por um internauta e, ao fazermos uma visita ao parque, constatamos realmente muito lixo e água parada sob o tablado.
Com a retirada do tapete, a água e o lixo entram pelas frestas do madeirado, e tornaram o local um ambiente perfeito para a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue da chikungunya.
Diante do fato é primordial que a prefeitura defina ações imediatas para exterminar este foco de água parada pois, até onde se sabe, a cidade de Jacobina, segundo dados da própria prefeitura, sofre com o risco de contaminação de dengue, e chegou a decretar estado de emergência em março deste ano devido a , segundo o próprio texto do decreto diz, as ações realizadas nos anos de 2013 e 2014 não foram suficientes para encerrar a cadeia epidemiológica, alertando para o período chuvoso. Pelo menos esta ação está identificada, e bem pertinho do Paço Municipal.
Fonte: Bahia Acontece
Postar um comentário