Os servidores do Núcleo Regional de Saúde do Centro Norte (extinta 16ª Dires), com sede em Jacobina, realizaram uma manifestação na Praça Rio Branco na manhã desta sexta-feira (10).
Os servidores se unem aos demais colegas da saúde em todo o Estado, que protestam contra medidas do governo estadual com cortes nas verbas. Eles alegam que o adicional de insalubridade no mês de junho deixou de ser pago de maneira arbitrária, sem nenhum comunicado. Com o corte, os servidores tiveram uma redução entre 30% e 40% nos salários, o que gerou indignação por parte de todos.
Os servidores também reivindicam melhores condições de trabalho nas instalações do Núcleo. Segundo uma servidora, há uma grande precariedade e falta de materiais básicos dentro da repartição. "Não tem nem água pra beber. Nós, muitas vezes, precisamos levar de casa a nossa água se quisermos matar a sede", disse a servidora.
Ela relata que falta até materiais de higiene. Segundo a servidora, o acúmulo de funções também é bastante comum. "Tem colega que precisa dar conta de várias áreas. É de uma específica, mas tem que trabalhar em outras três ou quatro diferentes. Isso sobrecarrega, é cansativo, não há como repassar um serviço de qualidade para as pessoas", desabafou a servidora.
Além de todos os problemas relatados, o Núcleo do Centro Norte, que já era responsável por 16 cidades da região de Jacobina, assumiu também toda a região de Irecê, o que agrava ainda mais a situação.
Fonte: Jacobina Notícia
Postar um comentário