[dropcap]C[/dropcap]om o início da temporada quente na região, começam a aparecer muitos focos de incêndio nos arredores de Jacobina, como acontece nesta terça-feira, 28, no alto da Serra do Cruzeiro, o que afeta também o Bairro Mundo Novo.
Os incêndios criminosos são comuns em Jacobina a partir do início da primavera, quando as temperaturas começam a subir. Algumas pessoas com ideias primitivas acreditam que ateando fogo na vegetação haverá a condensação, fazendo com que ocorra a precipitação (chuva). Mas isso é uma cultura de alguns poucos desinformados, que não há nenhum fundamento científico e, pior ainda, é extremamente prejudicial para a saúde das pessoas, principalmente crianças.
Perigos na inalação da fumaça
A composição química da fumaça depende do material queimado, mas sempre contém monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, dentre outras substâncias geralmente tóxicas. São vários os efeitos da fumaça sobre as pessoas: Diminuição da visibilidade, lacrimejamento e irritações dos olhos, aceleração da respiração e das batidas do coração, intoxicação e asfixia (que pode levar à morte), além de vômitos e tosse
Segundo dados da ABC Medicina, a propagação da fumaça se dá a uma velocidade muito grande, maior às vezes que a capacidade de fuga das pessoas. Ao impedir a visibilidade, ela ocasiona medo e desorientação, dificultando ainda mais a retirada de pessoas de um ambiente enfumaçado. Em um incêndio, em geral, morrem mais pessoas pelo efeito da fumaça do que pelo fogo, diretamente.
A inalação continuada de pequenas quantidades de fumaça, pode levar a um processo inflamatório crônico dos alvéolos pulmonares e a seu mau funcionamento, dilatação e até mesmo a destruição. [lightbox full="http://www.netxplica.com/figuras_netxplica/exanac/biologia/sistema.respiratorio.arealeditores.png" title="Imagem explicativa de Alvéolos Pulmonares | Jacobina Notícia"](Veja imagem explicativa)[/lightbox]
Fonte: Jacobina Notícia
Postar um comentário