A Corrida Duque de Caxias acontecerá no dia 31 de agosto, afirmou o prefeito Rui Macedo, em entrevista a uma rádio local, na tarde desta terça-feira,15.
O prefeito afirmou que faria uma reunião na manhã desta quarta, 16, com representantes de clubes de corrida da cidade para estudar um novo trajeto para a corrida, por conta da situação em que se encontram várias ruas da cidade. O novo trajeto deve ser anunciado após esta reunião, que deverá ser presidida pela Secretaria de Esportes do município.
História
A Corrida Duque de Caxias, que foi criado pelo Capitão Assunção em agosto de 1981, é hoje o maior evento do atletismo baiano. Na época, o Sargento e instrutor do Tiro de Guerra de Jacobina, deu o nome de Duque de Caxias em homenagem feita à semana do Exército, numa referência direta ao patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.
A corrida, criada inicialmente só em nível municipal, passou a ser uma das provas de rua mais cobiçadas no Nordeste, conta também com várias participações de estrangeiros, com destaque para rica premiação, principalmente pelo grande número de troféus distribuídos aos participantes.
Até 1984 a Corrida Duque de Caxias era realizada nas ruas do centro da cidade, com a chegada na Praça Rio Branco, onde uma multidão aguardava ansiosa a chegada dos atletas. Nos anos seguintes, a chegada foi transferida para o Estádio José Rocha, e a largada para Avenida João Fraga Brandão.
O atual percurso de 5 e 10 km, passa pela Avenida Lomanto Júnior, Avenidas Orlando Oliveira Pires, Nossa Senhora da Conceição, retornando pela Avenida Reinaldo Jacobina Vieira, chegando no Estádio José Rocha onde geralmente mais de 15 mil pessoas os aguardam.
Mais uma vez o Estádio José Rocha será palco de um grande espetáculo, dia 31 de agosto, do atletismo nacional. Mas, desta vez, com um percurso bem diferente do habitual.
Imagens: Várzea Nova Sports
Postar um comentário